quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Raposa pedindo ajuda de ambientalistas catarinenses para tomar conta de baleias no Açu


A matéria abaixo publicada em 28.03.2012 no site do jornal "Popular Catarinense" traz um daqueles momentos imemoráveis do chamado desenvolvimento sustentável. É que  ela informe sobre uma parceria entre a OS (X), a mesma empresa que está sendo acusada de causar um agudo processo de salinização no V Distrito de São João da Barra, e uma organização teoricamente preocupada com a preservação da Baleia Franca.

Para mim é claro: quem contamina e destrói não pode ser seriamente levado a sério na hora proteger uma espécie em particular. Quanto aos ambientalistas catarinenses estranho o fato de virem até aqui visitar as obras do Porto do Açu e não terem se dado ao trabalho de visitar agricultores e pescadores que vivem na região.

Sei lá, chamem-se de implicante, mas parece um caso típico de raposa tomando conta das baleias. 

Projeto Baleia Franca assina contrato de monitoramento com a empresa OSX
Popular Catarinense


O trabalho será o de monitorar os cetáceos para o Superporto do Açu, empreendimento do grupo EBX


O Projeto Baleia Franca, internacionalmente reconhecido pelas ações desenvolvidas com as baleias-franca no Sul do Brasil, começa o ano com um novo trabalho: monitorar os cetáceos para o maior empreendimento porto-indústria da América Latina: o Complexo Industrial do Superporto do Açu (RJ).

Em um encontro realizado nessa sexta-feira (23), o Diretor do PBF, Helder Canadas, o representante da OSX, Paulo Rebeschini e Hemerson Silveira, da H7 Consultoria, visitaram o Superporto localizado no norte do Rio de janeiro e que tem como previsão o início das operações em 2013.
O Complexo Industrial irá receber siderúrgicas, pólo metalmecânico, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, estaleiro, indústrias offshore, plantas de pelotização, cimenteiras, termoelétrica e indústrias de tecnologia da informação.
“A visita foi extremamente positiva para que pudéssemos conhecer um pouco mais sobre o Superporto. E o que vimos realmente nos impressionou, tanto pelo tamanho quanto pela celeridade das obras. Temos a certeza de que um projeto como esse precisa aliar desenvolvimento com meio ambiente. E esse será o papel do Projeto Baleia Franca”, diz Helder Canadas.
O Superporto do Açu deverá movimentar, pelo menos, 350 milhões de toneladas por ano, entre exportações e importações, posicionando-se como um dos três maiores complexos portuários do mundo. A estimativa é atrair investimentos de US$ 40 bilhões e gerar de 50 mil empregos, segundo dados da LLX.