domingo, 9 de dezembro de 2012

Uso de aditivo alimentar provoca embargo de carne dos EUA na Rússia



Muitos de nós não sabemos, mas os rebanhos comerciais de gado bovino, suínos e de galinhas estão sendo "turbinados" com todo tipo de substância química. Até agora o mais conhecido era o clembuterol que é um tipo de anabolizante que chamava a atenção. Mas o embargo de carne produzida nos EUA pelo Rússia coloca outra substância, a ractopamina, em evidência.

Como os latifundários brasileiros também estão empregando estas substâncias, todo cuidado é pouco. Afinal, apesar destas substâncias estarem "legalizadas" em muitos países, os efeitos sobre a saúde humana ainda estão sendo analisadas pela ciência. Por via das dúvidas, comer menos carne é a saída mais segura.


Rússia restringe importação de carne dos EUA


Por Redação, com Reuters - de Moscou




As carnes importadas pela Rússia, de produtores que usaram ractopamina, devem ser testadas e certificadas de estarem sem o aditivo nutricional, informou a agência reguladora veterinária do país. O órgão negou haver retaliação política na ação.

As carnes importadas pela Rússia, de produtores que usaram ractopamina, devem ser testadas e certificadas de estarem sem o aditivo nutricional, informou a agência reguladora veterinária do país

A medida, anunciada um dia depois de o Senado norte-americano ter aprovado um projeto de lei para expandir o comércio entre Washington e Moscou, que também solicita punição aos violadores dos direitos humanos na Rússia, pode prejudicar os produtores de carne bovina e suína da América do Norte.

A decisão pode tornar os EUA, que exportam mais de Us$500 milhões por ano em carne suína e bovina para a Rússia, significativamente menos competitivos em relação aos produtores chineses e europeus, onde a ractopamina é proibida.

A Federação da Exportação de Carne dos EUA afirmou que o Departamento de Agricultura do país não possui um programa de testes e certificação de ractopamina.

A agência reguladora da agropecuária na Rússia, a Rosselkhoznadzor, disse que a partir de sexta-feira permitirá um período de transição, durante o qual fará os testes por conta própria na ausência de certificação. 

FONTE: http://correiodobrasil.com.br/russia-restringe-importacao-de-carne-dos-eua/556736/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20121209