quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FHC se faz de inocente, mas tem muita culpa no cartório


A direita brasileira deve estar mesmo desesperada com a falta de quadros para combater a liderança  do ex-metalúrgico e ex-presidente Lula. Só assim para termos uma tentativa aberta de ressurreição de Fernando Henrique Cardoso que nas últimas semanas tem ganho amplo espaço para atacar Lula.

A verdade é que, apesar das aparências, os dois aplicaram receitas bastantes semelhantes na economia brasileira. A diferença é que foi FHC quem comandou um dos maiores saques aos cofres públicos brasileiros em seus quase 612 anos de existência. A privataria tucana representou uma perda de centena de bilhões de reais na forma de empresas públicas que foram vendidas a preços ridículos e entregues a grupos privados nacionais e internacionais.

Se a grande traição de Lula foi não rever esse processo de privatização de rapina, FHC nunca será superado no saque que cometeu. 

Mas pensando bem se a direita está recorrendo a FHC é porque a coisa para eles vai realmente muito mal. Isso pode ser um sinal de que em 2013 existe chance de mudança para melhor.