quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Luis Edmundo Costa Leite, o secretário tampão da SECT, vai cair !



Segundo informe o jornalista Alexandre Bastos em seu blog no Jornal Folha da Manhã (Aqui!), a Secretaria de Ciência e Tecnologia vai sair das mãos do professor Luiz Edmundo Costa Leite, que ocupava interinamente a pasta, para as mãos do deputado estadual Gustavo Tutuca (PSB) cuja base eleitoral é o sul fluminense.

Luiz Edmundo Costa Leite deve ter chegado a alimentar o sonho de continuar no escritório do centro do Rio de Janeiro, mas deverá tomar o rumo da cidade de Caxias onde ficará instalado o seu padrinho político, o deputado federal e prefeito eleito, o médico Alexandre Cardoso.  A passagem de Cardoso e Costa Leite pela SECT deixará pouca saudade na UENF, pois a pouca disposição da dupla de valorizar a instituição está claramente refletida nas seguidas crises que marcam os últimos anos a vida universitária.

Nos últimos dias, Luiz Edmundo, provavelmente tentando segurar a cadeira, chegou a tentar se tornar protagonista, ainda que negativamente, nas tentativas feitas pela Associação de Docentes da UENF para superar a grave crise salarial que está provocando um esgarçamento do funcionamento cotidiano de coisas básicas, mas que agora alcançou o funcionamento dos cursos de graduação que são a jóia da coroa da universidade idealizada por Darcy Ribeiro, projetada por Oscar Niemeyer, e construída por Leonel Brizola, num terreno cedido pelo então prefeito Anthony Garotinho.

Talvez seja este tipo de berço que torna a UENF tão incomoda para o (des) governador Sérgio Cabral. Somado a isto o reconhecimento obtida pela universidade a coloca com um estorvo nas tentativas deste (des) governo em sucatear as universidades estaduais fluminenses para transformá-las em meros escolões que não produzam pensamento crítico. A verdade é que este (des) governo e seu (des) governador possuem verdadeiro ojeriza por qualquer sinal de autonomia de pensamento.

Mas voltando ao ainda secretário Luiz Edmundo, a sua iminente partida não causará comoção naqueles que defendem as universidades estaduais do Rio de Janeiro. Quando muito deixará em lágrimas aqueles que, porventura, tenham sido agraciados com algum tipo de mimo. Mas este tipo de gente está sempre disposta a entoar aquele famoso grito "o Secretário caiu, viva o Secretário". E que venha o secretário Tutuca, de quem eu nada espero de bom, vou logo avisando.