sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bloomberg detalha as razões da queda de Eike Batista no ranking das fortunas




O jornalista Alex Cuadros da Bloomberg assina uma longa matéria (Aqui!) onde explica em riqueza de detalhes as razões pelas quais a empresa tirou Eike Batista do topo dos bilionários brasileiros para um "modesto" terceiro lugar. A matéria mostra que Eike e o Grupo EBX estão sentados sobre algumas bombas relógio que poderão trazer ainda mais perda de dinheiro, tanto para o criador (Eike) como para a criatura (Grupo EBX).

Dai que eu me pergunto por que é que o BNDES vem enfiando tanto dinheiro nos empreendimentos de Eike Batista, apesar de ter recuado de querer ser dono de parte do Grupo EBX. Por outro lado, entendo perfeitamente a alegria de Eike Batista disse que o recente anúncio do governo Dilma de que bilhões serão investidos na construção e recuperação da estrutura portuária. Na ocasião do lançamento do pacote portuário, Eike chegou afirmar que o mesmo era um "sonho" (Aqui!). É que Eike melhor do que ninguém sabe no buraco em que está metido neste momento, ao ter vendido parte do Grupo EBX para a Mubadala Development Co., fundo soberano de Abu Dhabi, com a promessa de ceder uma fatia adicional de sua holding em 2019 caso não consiga entregar o prometido retorno anual de 5% sobre o investimento do fundo. É que os árabes não são conhecidos por deixar seus devedores empurrarem o prejuízo para seus bolsos.

Agora o que deveria estar mesmo preocupado são aqueles que andaram acreditando nas apresentações de powerpoint e nas maquetes mirabolantes de Eike Batista, principalmente aqui na região Norte Fluminense. É que é quase certo como o dia é seguido pela noite que se for ameaçado de algum modo em seus interesses, o filho dileto de Eliezer vai se livrar do pepino e deixar tudo para trás com a velocidade de um raio. Em pior condição ficam os agricultores familiares que tiveram suas terras expropriadas e até agora estão literalmente com o papagaio na mão, pois para estes não haverá ajuda do BNDES ou da CODIN!