sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Em resposta ao descaso, UENF oferece alta qualidade!



Não sou daqueles que me guio pelos resultados do ENADE e do ENEM para medir a situação real do ensino no Brasil. Quando muito, resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) são uma aproximação em relação ao que realmente temos nas universidades brasileiros em termos de qualidade de ensino.

Mas agora vejamos a paradoxal situação da UENF que exame após exame aparece como uma das melhores universidades brasileiras, o que foi reconfirmado nos resultados divulgados pelo Ministério da Educação. E há que frisar que dada a imensa maioria dos estudantes da UENF serem provenientes do estado do Rio de Janeiro onde os resultados das avaliações do ensino fundamental até o médio estão entre os piores do Brasil, a UENF estar entre as melhores do Brasil representa uma verdadeira transformação na capacidade cognitiva e educacional de seus estudantes. 

Diante disto o que faz o (des) governo de Sérgio Cabral? Apoia a UENF, melhora os salários de seus servidores e professores, e oferece condições dignas para seus estudantes? Claro que não! O que o (des) governador Sérgio Cabral faz é justamente o oposto! Para quem ainda não sabe, o orçamento de 2013 da UENF deverá ser quase 20% menor do que o de 2012!

Aparentemente o Sérgio Cabral e seus secretários devem ler os resultados de excelência da UENF por outra lupa. É como se entendessem que se a UENF já faz tanto com tão pouco, o bom mesmo é apertar ainda mais o laço. Afinal, se produzimos com pouco, é provável que possamos produzir com menos ainda.

Mas lamentavelmente nenhuma instituição universitária sobrevive a tanto descalabro e tanto sucateamento de forma infinita. A UENF ainda resiste e mantém a qualidade que tem graças ao arrojado modelo institucional idealizado por Darcy Ribeiro que quebrou paradigmas e inovou ao, por exemplo, contratar professores com doutorado para que trabalhassem em Dedicação Exclusiva. 

Entretanto, uma coisa é certa. As últimas semanas serviram para liberar uma energia que estava adormecida. Tudo indica que os tempos de maré mansa acabaram para o (des) governo do estado dentro da UENF. Diante disto, Sérgio Cabral terá de escolher o caminho que prefere: apoiar a UENF para que ela se mantenha uma das melhores do Brasil, ou enfrentar a ira de sua comunidade universitária que não irá aceitar passivamente a destruição do vitorioso modelo criado por Darcy Ribeiro e materializado pelo visionário chamado Leonel de Moura Brizola que, todos os seus defeitos e qualidades, soube ter a grandeza que o atual (des) governador jamais saberá ter.