quarta-feira, 16 de março de 2011

Briga provoca incêndio em canteiro de obras da usina de Jirau





Uma briga entre funcionários da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), provocou incêndios e destruição no canteiro de obras da hidrelétrica, que abriga 20 mil funcionários e é a maior obra em construção atualmente no país.
Segundo a Secretaria de Segurança de Rondônia, 45 ônibus e metade dos alojamentos dos funcionários foram atingidos pelo fogo. Também houve saques na lanchonete, em uma loja da Oi e em um caixa eletrônico instalados dentro do canteiro.
A revolta começou por volta das 17h de ontem e só foi controlada durante a madrugada desta quarta (16), com a chegada de uma companhia especial de operações da Polícia Militar.
Segundo o governo estadual, a obra, que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, teve que ser paralisada durante a briga e ainda apresentava problemas na manhã desta quarta-feira.
O consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pela obra, afirmou que a obra voltou a funcionar normalmente depois da intervenção da PM, mas apenas "alguns setores" da construção civil ainda não haviam sido totalmente restabelecidos.
De acordo com o consórcio, a briga foi uma "manifestação isolada" e um "ato de vandalismo", e que não havia nem lideranças nem reivindicações por parte dos trabalhadores. Ainda não há informações claras sobre os motivos do conflito.