quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA: RECOLHIMENTO DE LIX OELETRÔNICO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES



A Prefeitura de Campos tem o dever de coletar o seu lixo doméstico. No entanto, nem todo  o lixo da nossa casa ou empresa é resíduo domiciliar. Pela nova Política Nacional de Resíduos , alguns residuos obrigatoriamente devem retornar ao comerciante, fabricante e importador, o que constitui a chamada LOGÍSTICA REVERSA. É o caso das pilhas alcalinas, bateria e telefone celular pós-uso e outros resíduos eletrônicos e também as lâmpadas fluorescentes,que também são classificados como lixo especial.


No caso das lâmpadas fluorescentes, você munícipe, que tem a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade na gestão deste tipo de resíduo, deve adotar as seguintes atitudes, de acordo com a Lei Estadual 5.131/2007, Decreto Regulamentar 41.752/2009 e Lei 
Federal 12.305/2010:

1 - Deverá se dirigir com sua lâmpada inservível e entregar na loja onde foi adquirida;

2 - Nas lojas que comercializam lâmpadas fluorescentes, em geral, a mesmas, por força de lei deverão ter caixas para armazená-las. Caso haja dificuldade ou recusa da loja em receber as lâmpadas, manter contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é o órgão responsável pela fiscalização ou com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Disque Limpeza ( 22-2726 4809 ).

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa também, que com base na lei, lâmpadas fluorescentes que forem disponibilizadas para coleta dol ixo doméstico terão sua coleta recusada e posterior adoção de medidas por parte do órgão público.

Em Campos, a SSP identificou os seguintes estabelecimentos que aptos a receber as pilhas alcalinas,e que posteriormente são destinadas às indústrias,que destinam para a cadeia da reciclagem em São Paulo.

* Eletrônica Real - Rua Boa Morte esquina com Rua Gil de Góis-telefone (22) 27240260 
* Eletrônica São Salvador - Rua Dr. Gesteira Passos, nº 38, Centro -telefone (22) 27330576 
* Agência Correios Campos dos Goytacazes - Praça Santíssimo Salvador, nº 53 - Centro - telefone (22) 27331641 
* Banco Santander - todas as agências de Campos dos Goytacazes
* Supermercardo Wal-Mart.Av. Nilo Peçanha,s/nº
* Agência da AMPLA-Rua Gov. Teotônio ferreira de Araújo,Centro.

Em relação aos celulares,FAÇA A COISA CERTA! ENTREGUE SEU CELULAR OU BATERIAEM UM DOS ENDEREÇOS, SEGUINTES:

o CONCELL - Rua Gesteira Passos, 34 - Centro - Telefone: 3211-4107/2735-1804
o CELL CENTER - Av. Alberto Torres, 17 - Centro - Telefone:  2733-4107
o VIVO - Av. Rui Barbosa, 1001 - Centro e Parque Centro Shopping
o CLARO - Rua Sladanha Marinho, 416, loja 103 - Centro - Telefone: 3052-9836
o OI - Rua Tenente Coronel Cardoso, 445, lojas 1 e 2 - Centro - Telefone: 2723-0000 (próximo ao prédio da antiga Telemar)

Os resíduos eletrônicos (TV, microondas, DVD, computadores etc.) não podem ser destinados 
para a coleta de lixo, nem tão pouco descartados nas vias públicas ou áreas particulares, pois se constitui infração à legislação ambiental e de postura.

Em Campos, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos viabilizou parceria com empresa de reciclagem e a partir do dia 19/08/2011, e estamos recebendo, na sede da mesma, TÃO SOMENTE CPU E IMPRESSORAS INSERVÍVEIS de pessoas físicas. Eventual descarte, em grande quantidade, de empresas deverá ser feito contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Outros bens que compõem o chamado lixo eletrônico,e que não tem ainda definição DO QUE FAZER COM OS MESMOS orientamos guardá-los em casa até definição que será dada pelo Ministério do Meio Ambiente até março de 2012.

*Mais informações sobre o mundo da limpeza e outros acesse:


Site da Secretaria:www.sp.campos.rj.gov.br <http://www.sp.campos.rj.gov.br/>
e-mail institucional:zacariasalbuquerque@campos.rj.gov.br 

Em caso de Reclamações e sugestões, ligue para o Disque limpeza da Secretaria de Serviços Públicos - tel. 2726-4809.