sábado, 28 de janeiro de 2012

A DESTRUIÇÃO QUE ACONTECE NO OUTRO LADO DO TÚNEL: BRASIL DE FATO MOSTRA A DEGRADAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL CAUSADO PELO GRUPO EBX EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

A implantação do Complexo Portuário-Industrial do Açu está sendo apresentado com uma das chaves para a redenção econômica do Rio de Janeiro e, em especial, da região norte fluminense. O que poucos falam é que esta nova forma da já manjada proposta dos "arranjos produtivos locais" é como uma espécie de túnel, onde numa ponta entram os materiais brutos e na outra, quando muito, unidades de beneficiamento primário e um porto que servem para a exportação para regiões onde o produto beneficiado será transformado em bens de consumo. 

Esta forma perniciosa de túnel tem se caracterizado por causar nas duas "bocas" uma série de graves alterações ambientais e a desterritorialização das populações que tradicionalmente habitam estes locais. Os principais ganhadores deste túnel não se preocupam com estas alterações, pois vivem muito longe dos locais onde causam destruição social e ambiental. O problema é que nem sempre estes efeitos ficam claros para quem não está sofrendo com a truculência do Estado e dos grupos privados que se beneficiam destes empreendimentos, criando uma forma de desenvolvimento baseado na ideologia do "ferro e a fogo", como o que tem sido visto nas desapropriações sendo realizadas no V Distrito de São João da Barra.

A edição de janeiro de 2012 do Jornal Brasil de Fato traz uma excelente reportagem assinada pelo jornalista Leandro Uchoas que aborda com grande riqueza o que está acontecendo em Conceição do Mato Dentro, local de onde o Grupo EBX  do Sr. Eike Batista planeja, com bilhões emprestados pelo BNDES, enviar o minério que sofrerá um beneficiamento primário no Complexo do Açu, antes de seguir para os mercados mundiais.   

Quem quiser entender melhor o que está por acontecer em São João da Barra pode clicar na imagem abaixo, ler e distribuir. Afinal de contas, não há como participar da resistência necessária a este tipo de túnel sem que as pessoas possam saber o que está realmente acontecendo.