sábado, 14 de janeiro de 2012

BLOG "PORTO X" DENUNCIA NOVA TENTATIVA DE EXPULSÃO DE PRODUTORES NO V DISTRITO DE SÃO JOÃO DA BARRA



As afrontas à Lei e aos Direitos Humanos não dão trégua! A poucos minutos recebemos uma ligação de um representante dos pequenos produtores do 5º Distrito de São João da Barra que nos relatou mais um abuso. Na segunda-feira supostos representantes da Justiça entregaram um documento determinando que uma família deixasse imediatamente sua propriedade, esta família inclusive tem em sua casa pessoas idosas com problemas de saúde e dificuldade de locomoção. Com a ajuda de uma advogada que se solidarizou com a situação , conseguiram protelar a ação.

Entretanto, fomos informados que está previsto para hoje às 11:30 uma nova tentativa de remoção dessa família. As pessoas que compõem a família, numa atitude de desespero, se acorrentaram à sua casa para impedir que sejam expulsos. Vários moradores do 5º Distrito se reuniram aos familiares e nos informaram que irão resistir. A localização dessa pequena propriedade fica na estrada para o Açu, perto da localidade conhecida como "Polonês".

Estaremos buscando maiores informações junto aos produtores sobre mais esta tenebrosa ação.

Atualização 12/01 18:43

O dia foi tenso nessa propriedade sendo ameaçada por funcionários da LLX. Mesmo com crianças no local os funcionários não hesitaram em utilizar os veículos da empresa para forçar a entrada nas propriedades. Os veículos foram lançados contra as cercas afim de derrubá-las. O motivo da expropriação da casa seria a construção de uma estrada ligando a localidade de Caruaru ao Porto do Açu. Mas as famílias seguem resistindo e os mesmos instrumentos de terror psicológico são utilizados. Vale lembrar uma frase dita por um engenheiro da LLX a um morador em outro episódio: "Se destruímos hotéis de luxo em Buenos Aires vocês não acham que iremos destriuir meros casebres aqui?".

Neste momento de resistência os moradores contam somente uns com os outros e com advogados que se solidarizaram com a situação e prestam auxílio voluntariamente na tentativa de evitar novas afrontas aos direitos dos pequenos produtores.

Vale a pena lembrar que no dia 21/01 haverá uma caminhada pelo 5º distrito contra as injustiças praticadas pela LLX e o Poder Público municipal e estadual. Convidamos a todos para participarem. Para saber mais clique aqui