sábado, 21 de janeiro de 2012

CAMINHADA DA TERRA MOSTRA A DISPOSIÇÃO DOS AGRICULTORES DO V DISTRITO DE DEFENDER SUAS TERRAS

Se depender do ânimo e da disposição dos participantes da Caminhada da Terra que ocorreu na manhã deste sábado no V Distrito de São João da Barra, os planos do governo Cabral de uma fácil remoção dos pequenos agricultores de suas terras, para entregá-las para Eike Batista, vão encontrar fortes obstáculos. Isto se deve não apenas à manutenção de uma forte disposição dos agricultores para defender suas terras, mas também porque o arco de apoios vindos de outras cidades e até de outros estados não para de crescer.

Uma sinalização de apoio importante foi dada pela presença do Bispo de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que esteve no início da Caminhada para expressar o seu apoio. Além disso, a manifestação de representantes de outras denominações religiosas é mostra que os agricultores conseguiram sensibilizar e angariar apoios de instituições que possuem uma forte base social.



Outro dado importante é que durante a caminhada na localidade da Barra do Açu, a população recebeu de forma calorosa os panfletos sendo distribuídos pela Associação dos Produtores Rurais e Imóveis do Município de São João da Barra (ASPRIM) sobre o tema central da atividade que era o direito dos agricultores do V Distrito de permanecerem em suas terras.


Agora, a ASPRIM deverá centrar suas energias na realização de uma audiência pública popular que deverá ocorrer na próxima semana. Esta audiência tem como objetivo organizar ações voltadas para cancelar o decreto de desapropriação das terras do V Distrito, de modo a obrigar a que o governo do estado do Rio de Janeiro reveja a efetiva necessidade de terras que o empreendimento do Superporto do Açu requer.