quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Em pleno recesso, reitoria convoca reunião para sacramentar quebra do regime de Dedicação Exclusiva na UENF


Acaba de me chegar a informação de que amanhã haverá uma reunião do Conselho Universitário da UENF para, entre outras coisas, aprovar a ata da famigerada reunião do dia 26 de julho que aprovou a minuta precarizante com a qual a reitoria deseja quebrar o modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro. O momento dessa reunião não poderia ser mais simbólico: com o campus esvaziado pelo recesso, não teremos aquelas "desagradáveis" manifestações contrárias de professores e estudantes que tanto desgaste tem causado à cambaleante gestão liderada pelo reitor Silvério Freitas. Parece até um movimento para privar de testemunhas a confirmação do atento ao pudor acadêmico que foi cometido contra a autonomia universitária da UENF que conquistamos a duras penas.

Com essa convocação com a UENF praticamente deserta a reitoria da UENF quer claramente sacramentar o seu monopólio político dentro do campus. A manobra é clara: terminar o serviço começado em 26/07 para depois vender a versão de que tudo foi democraticamente decidido e ratificado em ata. Essa manobra, infelizmente para a reitoria e seus áulicos, pode ser um daqueles tiros pela culatra. Afinal de contas, quando estudantes e professores voltarem do recesso teremos um aumento do inconformismo com esse tipo de tática de impor maioria que pode ficar "dominada" em prefeituras localizadas nos grotões brasileiros, mas que pegam muito mal em universidades.

Em minha modesta opinião, a reitoria da UENF ainda não conseguiu ler o que as pedras dos búzios estão mostrando. Se tivessem um mínimo de cuidado saberiam que essa pilula amarga não foi engolida pela maioria da comunidade universitária e arranjariam um jeito de recuar parecendo que estão avançando. Mas qual o quê! Além de faltar compromisso com a democracia, falta a essa reitoria pessoas que coloquem panos quentes. O resultado disso é que o impasse estabelecido só vai aumentar, e não será por falta de aviso.

Mas aos que vão amanhã nessa reunião do CONSUNI apenas um conselho: cuidado com o que concordarem na ata do diaq 26/07. É que o julgamento da história será duro com os que traírem os ideias de Darcy Ribeiro em prol da construção de uma UENF democrática, gratuita e pública. 

Por essa e outras é que o segundo semestre que começa no dia 16/09 promete ser movimentado na UENF.