A Bloomberg News publicou hoje interessante matéria sobre a reunião que teria ocorrido entre a Anglo American e MM(X) para acertar os ponteiros sobre o futuro uso do Porto do Açu (Aqui!).
Apesar de estar nas entrelinhas, há uma suposição de que a Anglo American poderia estar pedindo algum tipo de compensação para permitir o futuro uso do Porto do Açu para outros usos que não o que levou originalmente a Anglo American a fechar negócios com o Grupo EBX, qual seja, o transporte de minério de ferro.
Assim, apesar das matérias publicadas no Brasil quererem pintar uma situação rósea na relação entre Anglo American e o Grupo EBX, é possível que por detrás da aparente normalidade haja uma discussão séria que envolve pesados cifrões.
Há que se lembrar que a MM(X) foi a empresa que teve o pior desempenho no primeiro trimestre de 2013 na BOVESPA com uma queda acumulada de 48,99% (Aqui!). Já a Anglo American também anda tendo os seus problemas na Bolsa de Londres (Aqui!), muito em conta da baixa contável de US$ 4 bilhões que teve de assumir por causa dos problemas com o projeto Rio Minas que comprou exatamente da mesma MM (X) (Aqui!).
Assim, com tanta perda de dinheiro não é de estranhar que a situação do casamento possa estar nas aparências.