No dia de ontem (08/01/2013) o (des) governador Sérgio Cabral fez publicar no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o Decreto No. 44.021 que nomeia a composição do "Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável" (CEDRUS).
Mas vejam na imagem abaixo que o (des) governador Sérgio Cabral não se fez de rogado e incluiu entre as organizações que serão convidadas para compor um tal "Instituto Bio Atlântica", bem como a Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro" (FAERJ).
Enquanto a FAERJ representa os grandes proprietários rurais, o Instituto Bio Atlântica é ligado umbilicalmente ao amigo do peito de Cabral, o bilionário Eike Batista, já que tem entre seus conselheiros o Sr. Eliezer Batista (pai de Eike) (Aqui!) e como consultora associada, a Sra. Inguelore Scheunemann (Aqui!), que vem a ser a atual companheira do mesmo Eliezer Batista.
Enquanto isto ficaram de fora da lista o MST e a Comissão Pastoral da Terra que vem trabalhando efetivamente para que haja algum esforço no sentido do desenvolvimento sustentável das áreas rurais do Rio de Janeiro.
Mas com essas nomeações, o (des) governo de Sérgio Cabral apenas confirma o seu viés pró-poluidores e anti-ecológico. Agora, que o ex-ambientalista Carlos Minc vai estar serelepe na cerimônia de lançamento deste conselho, isto ninguém poderá duvidar. É que o atual (des) secretário de Meio Ambiente adora ocasiões onde possa aparecer.
Enquanto isto, os assentamentos de reforma agrária e os pequenos agricultores fluminenses que se preparem para viver mais tempo sob o tacão das raposas.