Acabo de ver uma entrevista onde um representante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria sofreu uma tentativa intensa de fritura por parte de dois entrevistadores da Rede Globo. Felizmente, o bombeiro soube manter a compostura e colocar os pingos nos is. Afinal, agora que a tragédia se abateu, os bombeiros estão sendo cobrados como se fossem os únicos responsáveis por assegurar a segurança pública.
Além de não ser, pois existe na legislação uma série de responsáveis por impor as normativas de segurança, os bombeiros possuem uma série de tarefas que vão muito além de inspecionar casas noturnas. E a verdade é que neste caso só não morreu mais gente porque os bombeiros responderam rapidamente com os parcos recursos que possuíam.
É esse desmanche dos corpos de bombeiros pelo país afora é que realmente deveria estar no centro das discussões. Basta ver o caso do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro que vem respondendo a "n" catástrofes em meio a uma condição de trabalho indigna e com salários vergonhosos.