quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Christino Áureo em São João da Barra: estão tentando tapar o sal com a peneira!


A nota abaixo circulada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São João da Barra é uma daquelas situações clássicas de tentar o sol (no caso em tela é SAL) com a peneira. Mas o que todos que realmente se preocupam com os agricultores do V Distrito de São João da Barra é por onde tem andado o (des) secretário estadual de Agricultura, o pouco relembrável Christino Áureo, que nada disse até agora sobre o rumoroso caso de destruição da agricultura familiar no V Distrito de São João da Barra que foi promovido pelo (des) governo de Sérgio Cabral.

Agora chega a ser vergonhoso que haja esse esforço de tentar dar uma capa de responsabilidade ambiental ao Grupo EBX e à LLX, justamente quando o Ministério Público Federal convoca uma audiência pública para apurar as responsabilidades no caso da salinização causada pela construção do Porto do Açu.


Agricultura vai ampliar os projetos de cultivo protegidos em São João da Barra

A ampliação do número de estufas para o plantio de produtos agrícolas em São João Barra foi a principal pauta do encontro entre o Secretário de Agricultura do Estado, deputado estadual Christino Áureo, e o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, nesta quarta-feira. A tecnologia, que consiste na produção de alimentos em cultivo protegido (estufas) foi implantada pela Secretaria de Agricultura em parceria com a LLX, empresa logística do Grupo EBX, que constrói o Superporto do Açú no município. O objetivo é aumentar a produção de alimentos com consequentemente incremento da rentabilidade dos agricultores do município.

Segundo Christino Áureo, a tecnologia aplicada nas estufas foi adaptada pelo programa Rio Rural, uma ação da secretaria que visa o desenvolvimento sustentável, através de pesquisas realizadas em parceria com a Pesagro-Rio e com os produtores familiares. A iniciativa vem obtendo resultados satisfatórios e oferece baixo impacto ambiental. Hoje, São João da Barra conta com seis unidades de cultivo protegido e mais seis hortas sustentáveis que utilizam o sistema de mandalas. Ao todo, cerca de 36 produtores foram beneficiados com o programa e a ideia do secretário é expandir o número de atendidos.

- Com este projeto, utilizamos a terra de forma mais racional, aplicando tecnologias que reduzem os impactos ao meio ambiente. Estamos conseguindo produzir hortaliças e frutas em estufas, com elevação de mais de 100% na produtividade e no retorno financeiro. Esta é a forma mais recomendada para ampliarmos a oferta de alimentos – afirmou o secretário.

Christino Áureo e Neco assinaram ainda um convênio entre a prefeitura e a secretaria de estado para implantação do Programa Estradas da Produção. A ação visa a recuperação das estradas vicinais necessárias para o escoamento da produção agrícola.

- Nosso município possui uma agricultura diversificada, somos o maior produtor de maxixe do estado e o segundo maior produtor de abacaxi, por isso o foco das nossas ações será no desenvolvimento do pequeno produtor rural, beneficiando todo o setor agropecuário – disse o prefeito.

O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura do município, Pedro Nilson Berto e com o Chefe de Gabinete, Antônio Lopes Neves.


FONTE: Secom SJB