QUANDO A TROÇA EXPÕE AS ENTRANHAS DO (DES) GOVERNO DE ´SERGIO CABRAL
No dia 03 de Maio um grupo composto por professores, servidores e estudantes das três universidades estaduais esteve na frente do Palácio Guanabara tentando fazer que os representantes do (des) governo de Sérgio Cabral honrassem compromissos anteriores e, pelo menos, recebessem novamente pautas de reivindicações que já foram entregues em outras ocasiões.
Uma coisa é clara: enquanto empresas como a EBX e a Delta recebem bilhões de reais dos cofres públicos, os servidores públicos do Rio de Janeiro estão recebendo alguns dos piores salários pagos em todo o Brasil.
No caso das universidades estaduais fluminenses (UERJ, UENF e UEZO) a situação atualmente é crítica, e a precarização orçamentária está levando a um processo de agonia profunda no processo educativo a que estas universidades nasceram comprometidas.
Mas não é porque a situação é catástrófica que se perdeu o bom humor. Abaixo vai uma imagem que foi produzida durante o esforço realizado na porta do Palácio, e que reflete bem a situação promiscua em que o (des) governo Sérgio Cabral está neste momento em relação a grandes grupos econômicos. Quem viu as cenas disseminadas mostrando Sérgio Cabral, secretários de seu (des) governo, e empresários com gordos contratos dançando com guardanapos na cabeça em um dos restaurantes mais caros da França saberá entender a ironia.