segunda-feira, 12 de março de 2012

O CAMINHO SEM VOLTA DE SÉRGIO CABRAL: REPRIMIR E EXPULSAR PARA TENTAR SUFOCAR AS DEMANDAS SALARIAIS DE BOMBEIROS E POLICIAIS



A imagem acima, extraída do sítio IG (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/cabo-daciolo-e-outros-12-militares-sao-expulsos-do-corpo-de-bomb/n1597690844123.html) mostra que o (des) governador Sérgio Cabral embrenhou-se pelo caminho sem volta de ampliar um conflito já existente com a tropa do Corpo de Bombeiros ao expulsar sumariamente 13 bombeiros, incluindo o cabo Benevenuto Daciolo, por liderarem as reivindicações da categoria que representavam.

Além disso, Sérgio Cabral promoveu a remoção de uma companhia inteira de militares do Batalhão de Operações Especiais que se negaram a ir até a Cinelândia para reprimir a assembléia unificada dos servidores da segurança que deflagrou uma greve de curto fôlego no dia 09 de Fevereiro. 

Quando combinadas estas duas reações do (des) governador Cabral, elas demonstram que a aposta é da manutenção de um estado de conflagração permanente enquanto a atual administração permanecer à  frente do Palácio Guanabara. 

Não seria no mínimo inteligente acreditar que expulsões e transferências vão servir para disciplinar uma tropa que recebe os piores salários do Brasil. Como existem estrategistas inteligentes dentro da equipe do (des) governador, eles já devem ter avisado Cabral que as coisas ainda poderão tomar um rumo muito ruim. 

E do jeito que Cabral anda arrumando inimigos dentro das forças policiais talvez apenas lhe reste pedir auxílio ao ex-capitão Rodrigo Pimentel. Será que Pimentel vai aceitar a tarefa ou vai alegar problemas de audição para socorrer o melhor amigo das Organizações Globo? 

Esperemos pois as cenas dos próximos capítulos.