segunda-feira, 8 de abril de 2013

Revista Exame: Porto do Açu está literalmente afundando!


Apesar deste assunto ter sido abordado em primeira mão pelo blog "Mosca Azul" que foi prontamente rebatido pela LL(X), agora o gato saiu de vez do saco para Eike Batista. É que a Revista Exame está repercutindo uma nota publicada na coluna Holofote da edição 2316 da Revista Veja que dá conta que o Porto do Açu está literalmente afundando.

Veja a matéria assinada pelo jornalista Márcio Juliboni e tire suas próprias conclusões. De cara só posso dizer que se a situação de Eike e das empresas da franquia "X" já estava complicada, agora é que a situação  ficou ruim de vez.

O mínimo que se espera é que dessa vez a LL(X), em vez de enviar uma nota lacônica, abra o arquivo de informações sobre o que está sendo ventilado pela imprensa nacional que mostre se isto é verdade ou não. 

E nesse rolo todo, eu fico pensando como é ficarão as centenas de famílias de agricultores e pescadores que tiveram suas vidas dramaticamente modificadas para pior em nome desse porto. 


Porto de Eike Batista pode afundar (literalmente), diz Veja

Porto de Açu, no Rio, precisa de obras emergenciais para evitar a ruína do porto

Márcio Juliboni, de

São Paulo – O empresário Eike Batista vive, realmente, um inferno astral. A nova dor-de-cabeça do bilionário é o Porto de Açu, em construção no Rio de Janeiro. O projeto corre o risco de afundar – literalmente.
A informação é da coluna Holofote, da edição 2316 de Veja, que circula nesta semana. Segundo a coluna, as obras foram realizadas sem um estudo do solo. Agora, o estaqueamento (um tipo de alicerce) do estaleiro começou a ruir.

A revista informa que obras de emergência estão em andamento para evitar que o porto afunde. O porto está sendo tocado pela LLX, o braço de logística do Grupo EBX, fundado por Eike. As obras do porto começaram em outubro de 2007 e envolvem uma área total de 90 quilômetros quadrados.

Com profundidade inicial de 21 metros, prevê um píer de 17 quilômetros, capaz de receber 47 embarcações. Os investimentos previstos são de 4 bilhões de reais. Segundo o site da LLX, a previsão é que o porto comece a operar no segundo semestre deste ano.