Por Esporte Interativo | Yahoo! Esporte Interativo
Getty Images - Polícia do Rio de Janeiro foi duramente criticada pelo The Sun
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e o Brasil sendo país-sede, investimentos estão sendo feitos no país para que tudo ocorra da melhor forma possível. E um dos principais pontos que foram mereceram uma atenção especial foi a segurança.
Entretanto, para o tabloide inglês The Sun, as competições foram apenas uma "iniciativa" para que a polícia do Rio de Janeiro usasse e abusasse da violência. Para o veículo, a PM está praticando uma "limpa" na cidade, com policiais recorrendo às armas e se vangloriando de mortes.
Na reportagem, o The Sun frisou que a força combate ao tráfico, mas usa da hostilidade para diminuir a ação de bandidos e traficantes.
"O slideshow grotesco testemunha a carnificina sanguenta que a guerra contra as drogas provoca nas favelas, algo que você esperaria dos bandidos, e não da polícia. Ainda assim, os oficiais de polícia tem como missão limpar as favelas antes da Copa e das Olimpíadas", afirma o tabloide.
Na matéria, o The Sun cita, ainda, um policial, que teria tirado fotos com seu celular de um bandido morto durante as operações. A reportagem diz que 1.590 pessoas foram mortas pela polícia na cidade de 2010 a junho de 2012 e ainda revelam que, pelo menos, oito mortes no Complexo da Maré no último mês.
Em resposta ao jornal, o sargento Daniel Pinheiro afirmou que a polícia apenas se defende da violência por parte da bandidagem.
"É o bem contra o mal. O Comando Vermelho tem armas melhores que as nossas. Mas não são tão guerreiros. São covardes. Não vamos às favelas querendo matar ninguém. Nós apenas matamos bandidos quando somos atacados", declarou.