Todo apoio à greve dos bombeiros!
Basta de governo antipopular! Não ao desmonte do serviço público!
O SINTUPERJ vem a público manifestar sua mais profunda solidariedade aostrabalhadores do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, em greve por melhores salários e condições de trabalho. Também repudiamos a ação do Governo do Estado que, por meio de outros trabalhadores da Polícia Militar, invadiu o local de trabalho de seus colegas e os retirou à força, fazendo centenas, mais exatamente 439 bombeiros, de prisioneiros.
A greve é um instrumento legítimo dos trabalhadores e não pode ser covardementereprimida, como aconteceu. Enquanto isso, milhares de pessoas são assaltadas, outras tantas mortas, corruptos estão sugando o erário público, bilhões já gastos com obras de fachada e o Governador aumenta o próprio salário. Essa é a verdadeira agressão! Quem merece estar na cadeia?
A atitude do Governo Estadual foi desonesta, autoritária e covarde, pois reprimiu umamanifestação pacífica, legítima e corajosa daqueles que defendem a população de nosso Estado e arriscam suas vidas para salvar outras. O uso da força policial contra trabalhadores é uma tirania injustificável em qualquer circunstância. O triste episódio do dia 04 de junho de 2011 faz lembrar os piores momentos da história política de nosso país, em que todos os que se manifestassem contrários à “ordem” estabelecida eram violentamente reprimidos, perseguidos, presos e silenciados.
Estamos voltando aos tempos sombrios da ditadura! Infelizmente os números de assassinatos no campo e na cidade, perseguições a sindicalistas e ameaças de morte até a parlamentares não deixam dúvida do momento em que estamos vivendo. Agora, todos podem constatar o que o movimento social sério e responsável já acusava há muito tempo - de que este era um governo impopular. Lembremos do cinismo do governador e do prefeito quando da campanha pelos royalties do petróleo, espalharam pela cidade a frase “contra a covardia, em defesa do Rio”.
A farsa do governador Sérgio Cabral chegou ao fim e sua máscara caiu de uma vez por todas. O sentimento de indignação tomou conta de nossos corações e consciências, o que deve nos fazer soltar a voz e gritar bem alto:
“BASTA DE GOVERNO ANTIPOPULAR, NÃO AO DESMONTE DO SERVIÇO PÚBLICO!”
O governador Sérgio Cabral precisa vir a público pedir desculpas pela sua truculência e atender às reivindicações dos bombeiros. O Sintuperj exige a imediata libertação dos presos políticos, membros de uma corporação centenária, reconhecida por toda a sociedade pelo relevante serviço que presta à defesa incondicional da vida humana. O Sintuperj exige respeito para com os trabalhadores, em especial os trabalhadores públicos, e convoca toda sociedade a repudiar, de forma organizada, a repressão ao movimento grevista.
Vamos mostrar que “não é o povo que tem que ter medo do governo, mas o governo deve temer seu povo”. Temos assembleia marcada para dia 09 de junho e deflagraremos paralisação, caso necessário, em solidariedade aos nossos companheiros bombeiros. É hora de unir as pessoas de luta contra as forças retrógradas que se encastelaram no Palácio Guanabara e sentem-se donos de tudo que é público. Todos às rua pelo direito de greve, contra Cabral, Paes e sua corja!