segunda-feira, 20 de junho de 2011

SITUAÇÃO CRÍTICA DOS OCEANOS AMEAÇA CRIAR UMA EXTINÇÃO EM MASSA




De acordo com matéria publicada pelo jornal Guardian, um relatório produzido pelo Programa Internacional sobre o estado dos Oceanos (Ipso) aponta para a possibilidade concreta de extinção massiva na fauna marinha, caso não sejam limitadas as atividades antrópicas que têm lançado grandes quantidades de poluentes e fertilizantes no interior de todos os oceanos do mundo. A acidificação dos oceanos que é causada pelo aumento das emissões de dióxido de carbono seria ouro fator de agravamento do problema. Além disso, a pesca excessiva também tem impedido a recuperação das populações de muitas espécies.

Baleias e tubarões são as espécies mais ameaçadas, mas muitas outras espécies também estariam sob o perigo sem precedentes de extinção por causa dos padrões de consumo vigentes na sociedade humana.

Segundo Alex Rogers, diretor científico of Ipso, estas descobertas são chocantes. O problema, segundo  Rogers, é que os efeitos cumulativos são muito piores do que quando os fatores são considerados individualmente.  Esta seria, segundo Rogers, uma situação muita séria que requer ações objetivas em todos os níveis, e  a ausência de respostas imediatas poderá comprometer o futuro da espécie humana. 

Mais informações sobre este assunto podem ser obtidas no link http://www.guardian.co.uk/environment/2011/jun/20/marine-life-oceans-extinction-threat#