quarta-feira, 4 de setembro de 2013

AGB e CPT realizam Oficina sobre Conflitos Socioambientais na VII Semana Acadêmica do CPDA.


A oficina ocorreu em 03/09/2013 e teve como proposta central a realização de uma roda de conversa sobre conflitos socioambientais. Como ponto inicial de debate foi apresentado o trabalho realizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros(AGB) com relação ao mapeamento dos casos de conflitos socioambientais no Estado do Rio de Janeiro. 

A Comissão Pastoral da Terra enfatizou o trabalho de mobilização, organização e resitência que realiza na região do Porto do Açu junto aos pequenos agricultores que lidam, cotidinianamente, com a questão dos conflitos e com violação dos direitos humanos, pois estão sendo expropriados de seu território para dar lugar a um distrito industrial, até o momento, sem vias de materialização.

Avaliamos que o debate durante a oficina contribuiu com a proposta da semana acadêmica: "refletir sobre as transformações recentes do mundo rural no Brasil, a construção de um projeto político de desenvolvimento rural, que apresenta efeitos e impactos tanto no contexto nacional, como no processo recente de cooperação internacional e internacionalização do agronegócio". 

"A Semana Acadêmica é organizada pelos alunos do curso de mestrado e doutorado do CPDA. O encontro está promovendo o debate entre pesquisadores, representantes de movimentos sociais e estudantes que estão desenvolvendo pesquisas sobre temas relacionados a desenvolvimento rural, cooperação internacional e grandes empreendimentos. A proposta é realizar uma ampla discussão interdisciplinar cujo propósito é trazer à tona dimensões diversas destas questões que vem modelando o mundo rural na atualidade. "