As concessões de abastecimento público de água se tornaram um maná onde grandes corporações privadas gnaham bilhões todos os anos a partir da cobrança de contas caríssimas dos cidadãos transformados em consumidores. Essa estratégia "genial" de enriquecer uns através do monopólio privado da água potável foi uma das muitas invenções de Margareth Tatcher durante seu reinado neoliberal na Inglaterra.
Mas é justamente da Inglaterra que vem a informação que concessionárias inglesas estavam usando paraísos fiscais para realizar a evasão de seus lucros sem o devido pagamento do imposto de renda devida ao fisco usando operações no mercado de ações . O esquema consistia basicamente na tomada empréstimos caros de empresas dos próprios donos em bolsas de valores alojadas em paraísos fiscais. Quem traz essas informações é o jornal "The Independent" (Aqui!).
Eu fico imaginando aqui com meus botões se isto acontece na Inglaterra, o que poderá estar acontecendo por aqui, onde os controles são tão ou ainda mais frágeis.