Acabo de receber o material abaixo vindo da Assessoria de Comunicação da LLX dando coleta do início do ano letivo no "Centro de Formação de Pescadores de Atafona".
O passo parece positivo, e as duas empresas tem mais é que tentar dar algum tipo de retorno social pelas inúmeras vantagens que o Estado lhes ofereceu para se instalar aqui na região. De quebra, como bem observou o Prof. Carlos Eduardo Rezende na entrevista que concedeu a este blog sobre a visita do presidente , a imagem que os pescadores artesanais marinhos (pelo menos os do Farol) não tem uma imagem das melhores quanto se trata das empresas X.
Algo que eu achei peculiar na nota da ASCOM da LLX é a informação de que " os alunos terão automaticamente acesso ao crédito do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).", visto que o caminho para obtenção deste tipo de crédito não tem nada de automático e obedece uma série de regras impostas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (Aqui!!).
Mas está dado o informe!
Centro de Formação de Pescadores de Atafona inicia ano letivo
Assessoria de Comunicação da LLX
A partir de março, os pescadores de São João da Barra podem participar de cursos profissionalizantes oferecidos no Centro de Formação de Pescadores, em Atafona. O primeiro curso será de “Operador de beneficiamento de pescado” e será ministrado pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), como parte do Programa Certific-Pesca. O local, inaugurado em dezembro, foi uma ação voluntária da LLX e OSX, que reformaram, ampliaram e equiparam o Centro de Formação. A iniciativa atendeu a um pedido da Colônia de Pescadores de São João da Barra (Z-02).
Com cursos voltados para a comunidade pesqueira, a parceria entre a LLX, OSX e o IFF tem como objetivo principal incentivar a formação profissional de famílias pescadoras e contribuir para a organização da cadeia produtiva da pesca na região de São João da Barra. A iniciativa vai possibilitar a criação de um novo perfil profissional para o setor de pesca na região em que o Superporto do Açu está sendo construído.
Os cursos oferecidos pelo IFF possibilitam a implantação, na região, da Rede Certific, que é um programa de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida. Os pescadores terão seus conhecimentos avaliados e receberão cursos para melhorar a sua formação. Após a conclusão do curso, os alunos terão automaticamente acesso ao crédito do PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar).
De acordo com o gerente de Responsabilidade Social da LLX, Edmar Borralho, o investimento, de cerca de R$ 1 milhão, contribui para o fortalecimento da comunidade pesqueira. “A LLX acredita que o conhecimento fortalece as pessoas e estamos dispostos a apoiar e contribuir com o efetivo desenvolvimento da categoria na nossa região. Investindo em educação esperamos atingir este objetivo”, afirma.