JOANNA CUNHA, DE NOVA YORK
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (25) em um seminário para investidores em Nova York que a solução para a petroleira OGX, de Eike Batista, não é problema do governo, ao ser questionado por um deles.
"É um grupo privado. Não tem uma ligação com o governo e, portanto, a solução da OGX é de mercado. É o mercado quem tem de dizer quando o grupo vai ser saneado e quando vai deixar de causar problemas para o mercado de capitais."
O ministro disse ter a percepção de que "as coisas estão caminhando, mas não é o problema do governo".
"Afetou muito a Bolsa brasileira. Aliás a Bolsa teve desempenho nos últimos meses abaixo do que poderia ser, em função desse grupo. Cerca de 10% a menos de valorização da bolsa e eu espero que grupo se reestruture o mais breve possivel para não atrapalhar as atividades do mercado de capitais."
A CRISE DAS EMPRESAS DO GRUPO X O que acontece com cada companhia de Eike Batista atualmente
CRISE
A OGX passa por dificuldades provocadas por uma crise de confiança após o fracasso na exploração de petróleo e produção do campo de Tubarão Azul (bacia da Campos).
A companhia já admitiu que considera até a recuperação judicial como alternativa para conseguir obter recursos.
No início de julho, a OGX decidiu não seguir adiante com o desenvolvimento de algumas áreas na bacia de Campos antes consideradas promissoras.
Em agosto, a petroleira desistiu de adquirir nove dos 13 blocos que arrematou na última licitação de áreas de petróleo, evitando um pagamento de R$ 280 milhões ao governo pelos direitos de exploração.