AS MODIFICAÇÕES CAUSADAS NO V DISTRITO PELA CONSTRUÇÃO DO PORTO DO AÇU: NO TEMPO E NO ESPAÇO
Abaixo seguem imagens geoprocessadas pelo Laboratório de Ciências Ambientais da UENF que mostram a transformação da paisagem no tempo na região do entorno do V Distrito de São João da Barra, inclusive com o polêmico canal de adução que está sendo construído para viabilizar a entrada e saída de navios do estaleiro que está sendo construído pela OS (X).
A primeira imagem é de 1991 mostra a área do entorno do empreendimento com a conformação que manteve por muito tempo.
A segunda imagem de 2011 já mostra as intervenções realizadas para a instalação do Porto do Açu e a preparação para a construção de outras unidades como a do estaleiro.
Já a terceira imagem é de 2012 e traz não apenas o canal construído para viabilizar o trânsito de navios até o estaleiro que está sendo construido pela OS (X), mas também várias áreas com formato variado que denotam intervenções de engenharia. A mais visível está ao lado da Lagoa de Iquipari e é provavelmente um ponto que está sendo usado como depósito de areia. Além disso, a imagem traz vários desses pontos em tonalidade azul, o que denota a presença de água. É provavelmente nestes pontos de acumulação de água que está a explicação para a salinização que foi detectada pelas análises feitas pelo LCA.
Agora o que eu realmente gostaria de ver é a pronta colaboração dos responsáveis pela construção do porto e do estaleiro virem a público explicar o que está sendo feito para conter os problemas que estão sendo detectados cientificamente. Já da PMSJB e do INEA, o mínimo que se espera é que cumpram o dever de fiscalizar o empreendimento do qual são fiadores.