Técnicos do órgão ambiental tentam conter chegada do poluente ao rio
Por Emanuel Alencar
FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/inea-diz-que-5-mil-litros-de-oleo-atingiram-afluente-do-paraiba-do-sul-5849619#ixzz24BXU93LA
Por Emanuel Alencar
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou na manhã desta terça-feira que aproximadamente 5 mil litros de óleo atingiram o Rio São Francisco, um dos afluentes do Paraíba do Sul, em Sapucaia, região Sul Fluminense. O acidente ocorreu no início da noite de segunda-feira, quando uma carreta tombou no km 26 da BR-116 (Rio-Minas). O motorista do veículo, José Marcos Benites, ficou ferido e foi levado a um hospital próximo à região.
De acordo com o técnico do Serviço de Operação em Emergências Ambientais (Sopea) do Inea Paulo Eugênio Mendes ainda não é possível saber o total de óleo combustível que vazou. Mas a avaliação preliminar é que dificilmente o poluente deva chegar ao Rio Paraíba do Sul. Técnicos tentam impedir isto ocorra, com a instalação de barreiras. A carreta que tombou transportava 46 mil litros de óleo, que abasteceria um posto de gasolina de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O Inea já conseguiu retirar dos tanques da carreta 40 mil litros. Caso o Paraíba do Sul seja atingido, há a possibilidade de suspensão do abastecimento de água de alguns municípios da região de Sapucaia. Ainda de acordo com o Inea, se ficar constatado que o vazamento foi de 5 mil litros, o acidente não será de grande proporção.
Apesar de ter ocorrido no início da noite de segunda-feira, policiais rodoviários federais do comando de operações do Rio ainda não tinham informações sobre o acidente e suas consequências. O trabalho de policiamento do local estaria sendo feito por funcionários de uma concessionária que administra a BR-116.