LIVRO SOBRE PENSAMENTO DE LEON TROTSKY MOSTRA A GENIALIDADE E A ATUALIDADE DO SEU PENSAMENTO
Hoje recebi a cópia do livro "Trotsky e a Europa Ocidental do Entre Guerras" de autoria do Prof. Carlos Eduardo Rebello de Mendonça da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A obra que foi publicada pela Editora Gramma com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho da Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) traz logo em seu prólogo uma trecho de uma das obras de Leon Trotsky escrita em 1933 que possui ainda uma atualidade impressionante:
" Hoje, não apenas nas cabanas dos camponeses, mas no arranha-céus urbanos, os séculos X e XIII vivem ao lado do século XX. Centenas de milhões de pessoas usam a eletricidade e acreditam no poder mágico de sinais e exorcismos. O papa fala no rádio sobre a transformação da água em vinho. As estrelas de cinema vão aos médiuns. Aviadores que pilotam máquinas miraculosas produzidas pelo gênio humano usam amuletos em cima dos suéteres. Que reservas inexauríveis de escuridão, ignorância e selvageria! O desespero as colocou em pé e o fascismo deu-lhes uma bandeira. Tudo que, no curso natural do desenvolvimento da sociedade, deveria ter sido eliminado do organismo nacional sob a forma de excremento cultural agora é expelido pela garganta: a sociedade capitalista vomita sua barbárie não digerida".
É por esse tipo de reflexão que o pensamento revolucionário de Leon Trotsky continua mais atual do que nunca. Afinal, apesar dele estar escrevendo naquela época sobre a ascensão do Fascismo na Alemanha, muito do que ele escreveu parece mais atual do que nunca. Sinal de que o seu método de análise estava correto, apesar das idas e vindas dos seus seguidores nos últimos 72 anos. Mas isso já é outra coisa.