segunda-feira, 5 de março de 2012

PROIBIÇÃO CHINESA PARA O CONSUMO DE CARNE POR SEUS ATLETAS OLÍMPICOS LEVANTA INTERESSANTE PROBLEMA SOBRE A COMIDA NOSSA DE CADA DIA


Como mostra a matéria abaixo da Agência EFE da Espanha que foi publicada no Jornal Folha de São Paulo, o Comitê Olímpico Chinês acaba de proibir seus atletas de consumir carne que não esteja autorizada pelas autoridades esportivas da China. 

O motivo dessa proibição aparentemente inusitada é que as autoridades esportivas chinesas estão preocupadas com o efeito de dopagem que poderia advir do consumo de carne, visto que os criadores de animais da China utilizam o anabolizante "Clembuterol" para acelerar o aumento da massa muscular e, consequentemente, o ganho de peso dos rebanhos, o que acaba implicando no seu consumo indireto quando as pessoas se alimentam de carne.  O problema, neste caso, é que o Clembuterol é considerado como dopping por várias disciplinas esportivas.

Como os chineses não são os únicos que estão utilizando este tipo de estratégia para acelerar o ganho de peso em seus rebanhos animais, a pergunta que fica sem resposta é sobre os efeitos que o acúmulo desta substância implicam na população em geral.

Aliás, o que tudo isto deverá implicar, inclusive no Brasil, seria um amplo questionamento sobre o que estamos efetivando consumindo todos os dias, e quais são os possíveis efeitos que a ingestão continuada de comida "adulterada" pela indústria de alimentos sobre a saúde humana.


Atletas olímpicos chineses são proibidos de comer carne

DA EFE

A administração esportiva da China proibiu os atletas do país que competirão nos Jogos Olímpicos de Londres de comer carne. A justificativa da entidade é evitar que eles tenham problemas nos exames antidoping por causa do uso estendido de clembuterol no setor criador de gado nacional.

Segundo uma circular enviada aos atletas chineses, eles estão impedidos de comer carne em restaurantes ou em sua casa, com a única exceção daquela fornecida pela equipe, testada especialmente para detectar esta substância dopante.

O clembuterol é usado com frequência pelo setor criador de gado chinês, entre outros, para engordar artificialmente o gado suíno, bovino e ovino.

Ao ser também considerado uma substância dopante para humanos em algumas disciplinas esportivas, por seu efeito anabolizante, é possível que muitos atletas chineses o consumam sem sabê-lo e posteriormente sejam acusados de ter se dopado.

Isso já aconteceu com a campeã olímpica Wen Tong, que após ganhar um ouro em Pequim-2008 foi inabilitada durante dois anos por dar positivo por clembuterol em 2010.


Simela Pantzartzi - 15.ago.2008/Efe
A judoca chinesa Wen Tong festeja vitória na Olimpíada-2008
A judoca chinesa Wen Tong festeja vitória na Olimpíada-2008


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1056948-atletas-olimpicos-chineses-sao-proibidos-de-comer-carne.shtml