quinta-feira, 8 de março de 2012

OS SEGREDOS DO MAGO EIKE PARA FICAR CADA VEZ MAIS BILIONÁRIO, ENQUANTO DEIXA UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO SOCIAL E AMBIENTE PELO CAMINHO QUE PASSA


Uma nota publicada no blog do Prof. Roberto Moraes (A Anglo American uma das maiores mineradoras do mundo comprou da MMX as ações majoritárias do negócio de extração, beneficiamento, transporte e exportação de minério de ferro no projeto Minas-Riotraz um detalhe que explica muito bem como Eike Batista, o ex-marido de Luma de Oliveira e um dos melhores amigos do (des) governador Sérgio Cabral, segue ficando cada vez mais bilionário, enquanto espalha destruição social e ambiental no rastro de "seus empreendimentos".

Segundo o que nos informa o Prof. Roberto Moraes, a "Anglo American uma das maiores mineradoras do mundo comprou da MMX as ações majoritárias do negócio de extração, beneficiamento, transporte e exportação de minério de ferro no projeto Minas-Rio".  

E qual é a graça, perguntaria o mais ingênuo. É que esta informação confirma o segredo mais conhecido da república que vem a ser o fato de que Eike de empresário não tem nada. O negócio dele é conhecido nas áreas rurais como a do "atravessador".  Afinal, com suas influências e mapas herdados dos tempos que seu pai foi ministro das Minas e Energia da ditadura, Eike é capaz de identificar as áreas onde estão os minérios. Depois com suas amplas amizades nos governos estaduais (o caso do Rio de Janeiro é apenas o mais gritante) e no governo federal (aonde a sua circulação é azeitada pelo capa preta mór José "escândalo do mensalão Dirceu), consegue sempre aprovar aquelas licenças ambientais tipo "Fast Food" em tempo recorde. 

Depois que as licenças estão emitidas e as máquinas já estão no chão, eis que magicamente empresas como a Anglo American (que nunca teriam a mesma facilidade de trânsito nas diferentes de governo) aparecem e compram os empreendimentos (muito deles turbinados com recursos públicos do BNDES) a preços já bem mais salgados do que aquele bancado pela viúva.

Já para aqueles grupos e populações que têm o supremo azar de estar no caminho dos empreendimentos de Eike, a coisa fica é muito ruim, como bem mostram os casos de Conceição do Mato Dentro (MG) e do V Distrito de São João da Barra, que são, respectivamente, as suas pontas do negócio que a Anglo American acaba de comprar.

Bom, assim nem precisa ser mágico para ficar bilionário. Até eu que sou mais bobinho, conseguiria.  Não é Mr. "X"?