terça-feira, 13 de março de 2012

DESAPROPRIAÇÃO? ISSO É EXPROPRIAÇÃO VIOLENTA! A SAGA INJUSTA DOS AGRICULTORES DO AÇU CONTINUA!

A matéria abaixo publicada na versão online do Jornal Folha da Manhã traz uma imagem que não deixa dúvidas quanto à natureza da disputa desigual que está em curso no V Distrito de São João da Barra. De um lado o Grupo EBx e o (des) governo Sérgio Cabral e, de outro, centenas de famílias de pequenos agricultores que há gerações vivem e produzem nas terras que agora lhes são tomadas para serem entregues para empresas multinacionais como o grupo ítalo-argentino Technit.

O que a matéria em questão não diz é que o agricultor cuja casa foi destruída, com seus pertences e bens ainda dentro dela, teve o braço quebrado, e ainda acabou sendo encaminhado a Delegacia de Polícia em São João da Barra.

Além disso, a matéria reproduz a versão fantasiosa fabricada pela  CONDIN de que na área já desapropriada só existiam minguadas 16 famílias morando e que todas já estão confortavelmente instaladas na chamada Vila da Terra que, aliiás, foi construída numa área pertencente à massa falida de uma usina de açúcar e álcool. Aliás, quem seriam estes para quem está sendo enviada essa numerosa força policial que apóia as expropriações em curso? Marcianos?  A CODIN sabe, e a Folha da Manhã provavelmente também, que aqueles que estão resistindo são os donos da terra!

Mas para azar de quem está cometendo essas arbitrariedades todas, nominadamente a Companhia de Desenvolvimento Industrial (CODIN) no dia de hoje se encontra na área do V Distrito de São João representantes da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ que não apenas deram assistência ao agricultor, como estarão voltando para a cidade do Rio de Janeiro com provas ainda mais contundentes das ilegalidades que estão aqui sendo cometidas em nome de um suposto modelo de desenvolvimento econômico.

Justiça de SJB cumpre tomada de posse de áreas desapropriadas
Na manhã desta terça-feira, cerca de 40 homens da Polícia Militar e mais o Corpo de Bombeiros participam do cumprimento de tomada de posse das áreas desapropriadas na localidade de Água Preta para a criação do Distrito Industrial de São João da Barra pela Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin). Máquinas destruíram plantações e demoliram uma residência. A ação foi expedida pela Justiça de São João da Barra.

A primeira fase de desapropriações compreende 23 km2. Nessa área existiam 151 propriedades rurais e apenas 16 famílias residentes, todas já reassentadas no condomínio rural Vila da Terra. Nesse local, as famílias ocupam hoje áreas que variam de 2 a 10 hectares, com casas mobiliadas. Recebem terra preparada para o cultivo e apoio técnico para o desenvolvimento de agricultura. Além disso, as famílias recebem auxilio-produção no valor de 1 a 5 salários mínimos, pelo período de 24 meses.

A Codin informa que não há famílias residentes nas propriedades que estão sendo objeto da ação da Justiça para conclusão do cumprimento das liminares de outorga da posse, relativas à área da primeira fase do projeto de criação do Distrito Industrial em São João da Barra.