sexta-feira, 30 de março de 2012

PREOCUPAÇÃO COM O ESFRIAMENTO DA ECONOMIA CHINESA E SEUS SIGNIFICADOS PARA O BRASIL E EIKE BATISTA

A Rede norte-americana CNN acaba de publicar uma matéria sobre o temor que está se espalhando de que a economia chinesa entre num período de desaquecimento (Aqui).  Pelo que tudo indica a economia chinesa, apesar de continuar crescendo, deverá entrar num período de grave esfriamento. 

O melhor indicador do que está por vir é mostrado no gráfico abaixo. Afinal o mercado de ações é sempre o primeiro medidor que os analistas econômicas utilizam para inferir o que poderá vir pela frente, o que se reflete diretamente nas transações de compra e venda.


Alguém pode perguntar de forma até ingenua: o que nós temos a ver com a desaceleração da economia chinesa? Em uma rápida resposta, eu diria que TUDO! Afinal, a China é hoje o principal destino das commodities agrícolas e minérios do Brasil. 

E para Eike Batista e seus negócios, como o do Complexo do Açu? Bom, pode significar simplesmente que vai precisar de mais dinheiro árabe para não ver sua holding dos sonhos para Eike, e de pesadelos para os agricultores do Açu, vir ao chão como um castelo de areia construído na Praia de Grussaí. Simples assim.