quinta-feira, 22 de março de 2012

BLOG DO ESDRAS POSTA COMUNICADO DA ANGLO AMERICAN CONFIRMANDO A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES NO MINERODUTO EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

O blog do jornalista Esdras Pereira postou hoje comunicado da multinacional Anglo American confirmando que as atividades do mineroduto localizado em Conceição do Mato Dentro (MG) estão suspensas por causa de decisão judicial. 

Agora, esperemos que essa postura da Justiça de Minas Gerais contamine positivamente a do Rio de Janeiro para que faça também respeitar as leis vigentes na outra ponta do empreendimento que fica no município de São João da Barra, onde centenas de famílias de pequenos agricultores e pescadores estão sofrendo com evidentes violações de seus direitos como cidadãos e como pessoas humanas.



Anglo American confirma paralisação do mineroduto – Veja a Nota Oficial da empresa




POSICIONAMENTO

A Anglo American informa que recebeu uma ordem judicial para interromper suas atividades em Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim e que ela está sendo cumprida. A empresa entende que o Projeto Minas-Rio não colocou em risco o patrimônio artístico e cultural de Conceição do Mato Dentro e ressalta que realiza o monitoramento arqueológico de todas as intervenções do empreendimento com a remessa de relatórios bimestrais aos órgãos competentes, conforme determina a condicionante 99 do processo de licenciamento ambiental referente às áreas da mina e da planta de beneficiamento do projeto. A Anglo American também informa que está tomando as providências cabíveis para demonstrar que atuou de acordo com a legislação ambiental vigente de forma que possa retomar os trabalhos na região assim que possível.

Sobre o Projeto Minas-Rio

Principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras e atingirá, em sua primeira fase, uma capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. A fase operacional será iniciada no segundo semestre de 2013. Atualmente, 60% das obras já foram concluídas e mais de 80% das licenças ambientais já foram obtidas.

O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo com 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da LLX com 49% de participação, localizado em São João de Barra (RJ). O investimento para a implantação do projeto teve um ajuste de 15%, no final de 2011, em cima do valor de US$ 5 bilhões em função do aquecimento do mercado da construção civil no Brasil.