sexta-feira, 16 de março de 2012

A CODIN MENTE!

Não há classificar de outra forma. A Companhia de Desenvolvimento Inudstrial (CODIN) do estado do Rio de Janeiro resolveu apelar de vez para a mentira como instrumento de acobertamento das inúmeras ilegalidades que estão sendo cometidas contra os agricultores e pescadores do V Distrito de São João da Barra. E dos documentos recentes da CODIN, existem duas grandes mentiras:

PRIMEIRA MENTIRA: que as forças policiais estão sendo utilizadas para remover invasores das terras que a CODIN possuiria no V Distrito.

A VERDADE: a PM/RJ está utilizada para remover os legítimos proprietários de terras que suas famílias ocupam há gerações, e que estão sendo colocados na estrada sem qualquer tipo de ressarcimento ou cuidados que são ditados pelo Artigo 265 da Constituição Estadual.

SEGUNDA MENTIRA: Nas terras só moravam efetivamente 16 famílias, e todas foram reassentadas no Condomínio Rural Vila da Terra, onde recebem lotes de 2 a 10 hectares para cultivar.

A VERDADE o número de famílias que já foram afetadas por estas desapropriações beira 150. Para piorar a situação as 16 famílias que aceitaram ser transferidas para a Vila da Terra não estão tendo acesso sustentado a coisas básicas como água e eletricidade. Para piorar, as famílias não estão tendo a permissão de cultivar a terra, visto que a área está ocupando irregularmente dado que não pertence à CODIN, mas sim à massa falida da Usina Baixa Grande.

Mas o uso da mentira como método não é novo. Agora, resta-nos disseminar a verdade, pois o que está sendo feito prejudicado não apenas milhares de pessoas humildes que sobrevivem do seu trabalho na terra há várias gerações. Este tipo de violência compromete sim a estabilidade social, visto que se o que está sendo feito hoje em São João da Barra continuar impune, quem dirá que todos nós não caíremos vítimas deste governo e das grandes corporações a quem ele serve?