quinta-feira, 20 de junho de 2013

OSX paralisa construção do estaleiro, mas a CODIN continua as desapropriações


Algo que já sabia por fontes internas foi confirmado ontem pelo jornal VALOR ECONÔMICO e repercutido no blog do Prof. Roberto Moraes (Aqui!), qual seja, a suspensão da construção do estaleiro da OS(X) no Porto do Açu.

Essa suspensão é mais um duro golpe no megaempreendimento de Eike Batista. Há que se lembrar que o estaleiro obteve um financiamento de R$ 1,5 bilhões do Fundo da  Marinha Mercante em 2012 (Aqui!) e teve um investimento total anunciado na ordem de R$ 4,8 bilhões. Desse montante a grande maioria dos recursos viria de fontes estatais.

Mas agora está literalmente entrando areia em tudo, e objetivamente a OS(X) desmobilizou a imensa maioria dos seus "colaboradores" que estavam envolvidos na construção do estaleiro, o que deixou centenas de pais de famílias literalmente olhando para o mar sem saber para onde levar suas famílias.

O mais impressionante é que nada disso parece demover os dirigentes da Companhia de Desenvolvimento Industrial (CODIN) de continuar removendo dezenas de famílias das propriedades que possuem no V Distrito de São João da Barra. O caso do Sr. José Irineu Toledo é apenas o único que ganhou alguma publicidade, mas existem outros agricultores que estão tendo o seu direito de trabalhar e produzir alimentos negado por desapropriações que claramente perderam qualquer resquício de interesse social.

A questão que continua pedindo uma resposta: para quê serve a continuidade dessas desapropriações insólitas?