sexta-feira, 14 de junho de 2013

Agricultores do Açu resistem à tentativa de desapropriação do Sítio Camará em Água Preta


Esta manhã está sendo bastante agitada na localidade de Água Preta com a tentativa de desapropriação do "Sitio Camará" de propriedade do agricultor octagenário e paraplégico José Toledo. Para fazer frente à presença de um forte contingente policial, dezenas de agricultores estão lá posicionados na entrada da propriedade para resistir de forma pacífica.

Acabo de ser informado que, como em outras ocasiões, em que pese a presença do contingente policial, não há ainda um oficial de justiça com o famigerado mandado de imissão de posse. Entretanto, testemunhas presentes no local já identificaram vários funcionários do Grupo EB(X) misturados com o contingente policial. Aliás, o que é uma prática conhecida, e que torna essas desapropriações ainda mais questionáveis.

Cabe lembrar que como em outras desapropriações violentas, máquinas estão posicionados para entrar e destruir duas áreas de cultivo com mais de 200.000 mil pés de abacaxi.

E, mais uma vez a pergunta, para que serve essa tomada de terras em meio à crise agônica que corrói as empresas "X"? Afinal, está mais do que evidente que dificilmente existirá um distrito industrial no V Distrito!

Em tempo, será que o prefeito de São João da Barra, o Sr. Neco, está lá para prestar solidariedade ao José Toledo?