A nota abaixo é fresquinha e acaba de ser postada no blog que o jornalista Lauro Jardim, e dá conta da saída de Otavio Lazcano do Grupo EBX, onde ocupava o posto de diretor financeiro.
Essa mudança é mais um sinal evidente de que Eike Batista está se mexendo para não deixar o barco afundar de vez. Para quem não se lembra, Lazcano assumiu o posto em agosto de 2012 (Aqui!), quando a coisa já começava a azedar, numa tentativa de Eike de retomar o rumo das coisas. Aparentemente, Lazcano não conseguiu o feito para o qual foi indicado e agora, além de perder o posto, também está saindo do Grupo EBX, coisa que seu antecessor Nicolau Chacur também fez.
Agora vamos ver quanto tempo o sucessor de Lazcano fica sentado no banco metaforicamente dizendo.
Agora uma coisa que talvez ninguém se lembre é que Otávio Lazcano, na condição de presidente da LLX, chegou a se reunir com a prefeita de Campos, Rosa Garotinho, em 28 de Janeiro de 2011 para discutir um traçado alternativo para o corredor do logístico do Açu (Aqui!). Entretanto, a coisa que não andou porque a nova proposta passava dentro do Assentamento Zumbi dos Palmares e enfrentou forte resistência de centenas de famílias de agricultores que ali vivem e produzem alimentos.
Mudanças na EBX
Otavio Lazcano não é mais o diretor-financeiro da holding EBX, de Eike Batista. Deixou o grupo.
Está sendo substituído por Armando Mariante, indicado por Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, novo braço-direito de Eike. Mariante, ex-BNDES, é desde 2011 presidente do canadense Scotiabank.
Lazcano virou CFO em agosto. Ficou, portanto, seis meses no cargo. Antes fora por três anos presidente da LLX.