ATENÇÃO OPOSIÇÃO: O MOTIVO DA FESTA É GARANTIR A MOBILIZAÇÃO PARA AMPLIAR A MAIORIA NA CÂMARA DE VEREADORES
A estas alturas, os apoiadores do grupo político do deputado federal Anthony Garotinho estão "pocando" foguetes e buzinando pelas ruas da cidade. A razão aparente é a obtenção do registro da candidatura da senhora prefeita dona Rosinha Garotinho para as eleições que ocorrerão no próximo domingo.
Apesar de eu já ter perdido a esperança de que a maioria dos grupos de oposição consiga ler a situação política da cidade, vejo-me na condição de avisar a quem quiser ouvir que essa é outra festa montada. O deputado Anthony Garotinho já sabia que a decisão em Brasília seria favorável ao seus pleitos. Deve ter até uma postagem pronta para o seus blogs dizendo que a justiça venceu. Isso é tão certo quanto pintar e repintar os postes da cidade. Aliás, o deputado Anthony Garotinho também sabe que essa decisão do STF será derrubada quando a questão for retornado ao TRE do Rio de Janeiro. Essa é outra jogada mais do que esperada. O TRE registrar a candidatura é que seria inesperado, ainda que não impossível.
Mas vamos lá, a senhora prefeita provavelmente terá sua imagem a la Fátima Bernardes mostrada nas urnas eletrônicas. E ela vai obter uma vitória expressiva no próximo domingo. Até eu que sou mais bobo já sei disso. Então por que a festa toda? Ora, é para colocar as centenas de cabos eleitorais pagos nas ruas para fazer a pressão no que ainda está em disputa: a eleição para a Câmara de Vereadores.
E se a oposição não abrir os olhos urgentemente, a derrota também será fragorosa na Câmara de Vereadores. E ai teremos o pior dos mundos continuando por mais quatro anos: o executivo municipal sem qualquer tipo de impedimento a que o rolo compressor continue funcionando sobre uma receita baseada unicamente nos royalties do petróleo.
Então, senhores da oposição, usem bem os dias que lhe restam para pelo menos eleger alguns dos seus nomes. Bom isto é para agora. Para os próximos quatro anos, o que se espera é que a oposição consiga estabelecer um processo de construção política que aponte para a formulação de um modelo de cidade que não seja este que o poder da família Garotinho está nos oferecendo: uma cidade cada vez mais partida entre ricos e pobres, dominada pelas concessionárias de serviços privadas e empreiteiras.
Mas que ninguém que quer construir esse modelo de cidade alternativo ao que ai está não se deprima se alguns companheiros de viagem pularem para dentro da vitoriosa canoa governista. Esta é outra coisa líquida e certa. Basta sentar e esperar para quais vão ser os primeiros a cruzar o rabecão. Como diz um amigo meu, a boca é boa. Bom, pelo menos enquanto os royalties durarem.
PS: Acabo de verificar o blog do deputado Garotinho, e a postagem do "justiça foi feita" já está lá. Ver (Aqui!). Como se vê, o script está sendo seguido à regra, e nem é preciso ser adivinho para saber quais passos serão tomados nos próximos dias.