segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OS CONFRONTOS AGORA ESTÃO NAS RUAS DE LONDRES, SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2012


As cenas de confrontos violentos que varreram as ruas da Grécia e da Espanha agora chegaram até o Reino Unidos, com a cidade de Londres no centro de violentos enfrentamentos que estão deixando a polícia londrina atônita. 

A razão inicial dos confrontos teria sido a morte de um adolescente nas mãos de policiais na parte norte de Londres. Mas dada a ferocidade dos enfrentamentos e os diferentes tipos de tática que estão sendo usadas pelos manifestantes fica evidente que a coisa é mais profunda. 

Mas uma rápida leitura de jornais publicados nos últimos meses é possível verificar que duas coisas têm enfurecido os jovens ingleses em particular: as altas taxas de desemprego e o aumento do custo da educação superior. Essas duas coisas são fruto direta de políticas engendradas pelo governo britânico para fazer frente à deterioração da economia européia.

Como se vê, os protestos que varreram a Espanha e a Grécia em meses recentes eram apenas a ponta do iceberg de um profundo descontentamento social que hoje varra toda a Europa.

E o que o Brasil e o Rio de Janeiro têm a ver com isto tudo? Não custa lembrar que os Jogos Olímpicos de 2012 vão acontecer justamente em Londres.  E olha que lá a organização deste mega-evento não está marcada pelos mesmos problemas que já ficaram evidentes por aqui no início da preparação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016..