quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DAR VIAGEM GRÁTIS DE JATINHO: UMA NOVA VERSÃO DO "JEITINHO" BRASILEIRO


Ao que parece os que querem garantir facilidades dentro da máquina do Estado acharam um jeito simples e quase imperceptível de ganhar os corações e os favores de quem tem a caneta na mão. Tempos atrás foi o governador Sérgio Cabral que foi pego viajando para cima e para baixo nos jatinhos de Eike Batista. 

Agora foi a vez do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, ser pego neste tipo de relação pouco recomendável. Uma reportagem da revista Carta Capital mostra que Wagner Rossi andou usando o jato executivo da empresa Ourofino Agronegócios para viagens particulares. Segundo a reportagem O ministro e o jatinho de US$ 7 milhões, o faturamento da empresa de Ribeirão Preto, cidade onde o ministro mora com a família, cresceu 81% depois que a empresa foi incluída como fornecedora de vacinas para a campanha contra a febre aftosa, iniciada em novembro de 2010.

Segundo o blog (http://abobado.wordpress.com/), reportagem do jornal "O Estado de São Paulo" revelou que funcionários do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, relataram à reportagem que o ministro e seu filho são vistos com frequência desembarcando no jatinho da Embraer, modelo Phenom, pertencente a Ourofino Agronegócios. Ainda segundo a reportagem do "Estado de São Paulo" um dos sócios da empresa é Ricardo Saud, assessor especial do ministro e diretor da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura.

Em meio a este tiroteio de revelações escabrosas, interessante mesmo tem sido a reação do PMDB e de outros partidos da "base aliada" do governo Dilma no congresso nacional, que estão batendo pé e ameaçando bater em retirada caso as demissões de ministros pegos neste tipo de relação continuem.  Já a oposição, costumaz de vôos de jatinhos e outras coisas mais, se delicia em ver essas manifestações explícitas de improbidade.

Por essas é que eu digo: as elites nacionais e suas lideranças políticas adoram se mirar nos EUA. Pois bem, que tal adotar os meus protocolos de comportamento que o congresso americano usa? Afinal, para alguns dos casos sendo desvelados nas últimas semanas, os responsáveis pelo congresso já teriam chamado o FBI para levar envolvidos presos em algemas nas mãos e nos pés. Tudo muito digno, pelo menos no padrão norte-americano.