sexta-feira, 15 de março de 2013

Suderj informa: sai Wuhan entra Wärtsilä


No mundo das maquetes ideais, o Complexo Industrial-Portuário do Açu teria duas siderúrgicas, uma delas a ser construída pela gigante chinesa Wuhan. Mas no mundo real, o que vai se ter é a  finlandesa Wärtsilä que produz geradores. De quebra, dos quase 17.000 empregos que seriam gerados pela siderúrgica da Wuhan, entram os para lá de modestos 100 empregos da Wärtsilä. Isto sem falar que o principal ganho dese empreendimento será da LL(X) com o aluguel de 29,3 mil metros quadrados a sabe-se lá quanto.

E ai que fica a pergunta: cadê o interesse social disso tudo? Afinal é muito pouco emprego para tanto dano social e ambiental!


Wärtsilä confirma instalação de unidade no Porto do Açu

Por Daniela Meibak | Valor

SÃO PAULO - A empresa de infraestrutura portuária LLX Logística, de Eike Batista, assinou contrato com a finlandesa Wärtsilä Brasil para aluguel de 29,3 mil metros quadrados no canal TX2 do Porto do Açu. O contrato terá a duração de 30 anos, renováveis por mais 30.

Após o anúncio, as ações da LLX abriram o pregão desta sexta-feira em alta de 1,28%, sendo negociadas a R$ 2,38 e figurando entre as maiores altas do Ibovespa.

A companhia finlandesa pretende investir 20 milhões de euros na unidade do Açu, com previsão para gerar cem novos empregos. A empresa é líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas, além de oferecer equipamentos e soluções de energia para diversos tipos de embarcações e aplicações offshore (no mar).

A Wärtsilä instalará uma unidade de montagem e produção de grupos geradores e propulsores azimutais (em que a hélice também gira sobre um eixo vertical, orientando a embarcação), além de oferecer soluções e serviços para necessidades de clientes nas áreas de energia e propulsão marítima.

“Este investimento fortalece nossa presença no Brasil para atender a crescente demanda pelos produtos e serviços da Wärtsilä, além de cumprir com a lei de conteúdo local”, afirmou o presidente da Wärtsilä Brasil, Robson Campos.

(Daniela Meibak | Valor)

http://www.valor.com.br/empresas/3046816/waertsilae-confirma-instalacao-de-unidade-no-porto-do-acu#ixzz2NcQVoc22