domingo, 31 de março de 2013

Anglo American contrata mergulhadores para fazer buscas em porto no Amapá



SÃO PAULO - A Anglo American, empresa operadora do Porto de Santana, no Amapá, onde um píer flutuante desmoronou na madrugada de quinta-feira, vai contratar mergulhadores para auxiliar os bombeiros na busca de corpos das pessoas que desapareceram na hora do acidente. Três corpos foram encontrados, mas ainda há três desaparecidos.

O porta-voz dos bombeiros do Amapá, coronel Ademar Rodrigues, confirmou a contratação dos mergulhadores pela empresa e ressaltou a importância desse reforço nas buscas. "O rio Amazonas tem águas barrentas, que não possibilitam qualquer visibilidade no mergulho. E estão contratando mergulhadores profissionais, com equipamentos especiais para mergulhar mais fundo."

Ontem, os bombeiros chegaram a afirmar que um quarto corpo tinha sido localizado, mas a informação foi corrigida. Segundo a corporação, os moradores de Macapi acionaram as equipes dizendo que viram o corpo boiando, mas nada foi encontrado no local indicado.

O píer flutuante, caminhões, guindastes e parte da área administrativa da empresa foram levados pelo desmoronamento ocorrido na última quinta-feira e que deixou seis trabalhadores desaparecidos na região portuária da cidade.

Segundo a empresa, o acidente, que ocorreu por volta da 0h30, teria sido causado pela movimentação anormal de água no rio Amazonas - uma onda grande que atingiu a orla do rio, provocando o desabamento que acabou arrastando pessoas, instalações e equipamentos.

Já o diretor-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Imap), Maurício de Souza, disse que estudos preliminares apontam que não há característica de uma onda para o acidente. "Precisamos levantar se houve uma ampliação da área aterrada", afirmou.

Portos de uma distribuidora de combustível e de passageiros também foram afetados pelo desmoronamento. Eles passam por vistoria da Marinha, que ainda não havia interditado a área.

Em nota, a Anglo American informou que está tomando as providências para atendimento e apoio às famílias dos funcionários desaparecidos.

O Imap notificou a mineradora na sexta-feira para apresentar uma perícia sobre as condições do porto, que passou por uma obra de terraplenagem.

(Folhapress)