quarta-feira, 20 de março de 2013

Dissertação defendida na UENF analisa impactos do Complexo do Açu nos pescadores artesanais marinhos do Farol de São Thomé



Na manhã dessa 4a. feira tive a honra de participar da banca examinadora de uma dissertação de mestrado do Programa de Políticas Sociais da UENF de autoria do mestrando John Marr Ditty sob orientação do Prof.Carlos Eduardo Rezende do Laboratório de Ciências Ambientais da UENF. Em um estudo bastante interessante, John Ditty estudou a comunidade de pescadores artesanais marinhos do Farol de São Thomé e os impactos percebidos e esperados que eles terão com a implantação do Complexo Industrial-Portuário do Açu.

Uma das questões mais prementes que o trabalho aborda se refere às mudanças começam a ser percebidas em questões triviais para a atividade pesqueira da região, o que deverá ser agravado com a entrada em funcionamento das unidades que ali funcionarão.

De quebra, a banca formada por Carlos Eduardo Rezende, Ana Paula Madeira Di Beneditto e Arthur  Soffiati e eu mesmo aprovou a dissertação. Agora virá a fase de publicação dos artigos que deverão ser produzidos para dar base científica às futuras discussões sobre os reais impactos do Complexo Industrial-Portuário do Açu sobre as comunidades que tradicionalmente viviam e trabalhavam em seu entorno.