sexta-feira, 22 de março de 2013

Reuters: nem derretimento ou afundamento, mas "movimento de manada"


A Agência Reuters acaba de noticiar a débâcle das ações das empresas da franquia "X" que contribuíram para o pior desempenho da Bovespa em oito meses. 

Mas ao contrário da Valor Econômico e da Bloomberg que falaram em derretimento e afundamento, a matéria da Reuters fala em movimento de manada que, no caso, são os operadores do mercado de ações se livrando coletivamente das ações das empresas "X".

Agora, seja afundando, derretendo ou sofrendo com movimentos de manada, parece seguro dizer que a fase das empresas de Eike Batista não é nada boa. Aliás, é péssima. 


Ibovespa cai à mínima de 8 meses, pressionada por ações de Eike

Por Danielle Assalve

SÃO PAULO, 22 Mar (Reuters) - O principal índice da Bovespa caiu ao menor patamar em oito meses nesta sexta-feira, na contramão dos mercados externos, pressionado pelo tombo de empresas do bilionário Eike Batista.

O Ibovespa caiu 0,6 por cento, a 55.243 pontos, no menor fechamento desde julho. O giro financeiro do pregão foi de 6,16 bilhões de reais, abaixo da média diária do ano.

Com isso, o índice acumulou queda de 2,86 por cento na semana, sua segunda consecutiva.

Ações do grupo EBX, de Eike, voltaram a cair em bloco. Dentre as que compõem o Ibovespa, LLX afundou 11,1 por cento, OGX perdeu 9,2 por cento e MMX teve queda de 8,3 por cento.

"É mais uma vez um movimento de manada", disse o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos em Florianópolis, citando as persistentes preocupações do mercado com as perspectivas para as companhias do grupo EBX.