domingo, 17 de março de 2013

Projeto de marina de Eike Batista nasce obsoleto, diz arquiteto francês

MARIANA SALLOWICZ, DO RIO

O arquiteto e paisagista francês Pascal Cribier, um dos autores do projeto de restauração do jardim das Tulherias, em Paris, vê com preocupação a proposta de reforma da Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, no Rio.

Editoria de Arte/Folhapress


"É um projeto que já nasce desatualizado, referente ao século 20, não ao 21", disse ao caminhar pela marina na semana passada.

A mudança foi proposta pelo grupo EBX, do empresário Eike Batista, e está na sua terceira versão. O anteprojeto foi aprovado em janeiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas ainda passará por outras fases antes de as obras serem autorizadas.

As alterações precisam ser aprovadas previamente porque o Parque do Aterro do Flamengo, inaugurado em 1964, é tombado.

Cribier teve acesso a pontos do projeto e se mostrou preocupado --os detalhes podem ser vistos na internet, pelo endereço www.marinadagloria.com.br.

"O Brasil pode fazer papel de tolo perante o mundo", afirmou o francês.

O arquiteto veio ao país para participar do seminário "Os jardins fazem a cidade", organizado pela Aliança Francesa em parceria com o Jardim Botânico e a UFRJ.

Veja a seguir os principais pontos da entrevista concedida à Folha:

Leonardo Wen/Folhapress 
O arquiteto e paisagista francês Pascal Cribier, durante visita à Marina da Glória

LOJAS

A marina foi feita com uma visão que irá mantê-la atual por mil anos, enquanto o que está sendo projetado ficará obsoleto no curto prazo. Não foram consideradas as mudanças na sociedade. Por exemplo, haverá mais lojas [no projeto, é prevista a ampliação de cerca de 20 para 50 lojas], mas as pessoas vão compram cada vez menos em lojas físicas. Na Europa, isso já é uma realidade. Espaços com muitos estabelecimentos estão falindo.

CONVENÇÕES

Paris é uma das principais cidades do mundo em realização de convenções e congressos. Estamos repensando a forma de fazer esses eventos, que têm ficado cada vez mais afastados do centro, para preservar a cidade. A ideia de ter um centro de convenções para 900 pessoas no Parque do Flamengo é uma catástrofe absoluta, em termos sociais e econômicos.

EMBARCAÇÕES MAIORES

Ao permitir que barcos maiores tenham acesso à marina [o tamanho máximo das embarcações passará de 100 pés para 300 pés], serão criados problemas futuros, que não estão sendo dimensionados. Veneza foi praticamente destruída pelas grandes embarcações, que alteraram todo o ecossistema local.

MODERNIDADE

O Brasil tem hoje algo que é único, que faz parte da história da cidade. No lugar, será construído algo que pode ser encontrado em qualquer cidade moderna do mundo.

RIO

A geografia permite que se tenha uma visão panorâmica da cidade, isso é fabuloso. Há equilíbrio entre a cidade e os morros, com plantas nascendo em todos os lugares. É uma das cidades mais bonitas do mundo. Mas há um edifício que me decepcionou [condomínio empresarial Torre do Rio Sul, em Botafogo]. É um prédio muito grande, visível de qualquer lugar, ele faz com que as montanhas ao seu redor pareçam menores do que são. Estraga a paisagem. É preciso ter muito cuidado para que esses detalhes não estraguem o visual da cidade.