Não foi dada muita repercussão, mas o Grupo EBX anunciou que vai recorrer da "vultosa" que lhe foi aplicada pelo (des) governo do Rio de Janeiro e, de quebra, culpou a Prefeitura de São João da Barra pela salinização do Canal de Quitingute (Aqui!). Aliás, neste processo sobrou até para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes que eu sinceramente não sei como aparece como parceira na construção de pontes dentro do V Distrito de São João da Barra.
Mas o que salta aos olhos são duas coisas básicas:
1. que o Grupo EBX, com a ajuda célere do ex-ambientalista Carlos Minc, queiram reduzir o problema da salinização causada pela adução de milhões de metros cúbicos de água e despejo de outros milhões de metros cúbicos de areia SALGADA apenas ao interior do Canal de Quitingute.
2. que o Grupo EBX queira jogar o peso da culpa do problema sobre as costas de sua grande parceira, a ex-prefeita Carla Machado. Afinal, foi no governo dela que as tais pontes foram construídas!
Agora o que parece evidente é que diante das multas e da Ação Civil Pública impetrada pelo MPF, o Grupo EBX não só esteja tentando tapar o sal com a peneira, mas também está procurando encontradas culpados que assumam a culpa pelo malfeito. Não vou me surpreender nada se tiver gente que aceite ir para o sacrifício. Afinal, a certeza da impunidade é quase total.