segunda-feira, 11 de março de 2013

Reuters alerta: valor das ações da OGX vão ao fundo do poço seco






É grave a crise na OG(X). Se a coisa continuar assim, não ter mágica que salve a petroleira de Eike "the magic" Batista.  Veja (Aqui!) as razões do tombo!


OGX cai à mínima intradiária histórica após dados de produção

SÃO PAULO, 11 Mar (Reuters) - As ações da OGX desabavam nesta segunda-feira, tendo chegado a ser negociadas no menor nível intradiário da história do papel, após a petrolífera de Eike Batista ter registrado em fevereiro seu menor volume de produção médio por poço marítimo.

Às 12h10, o papel caía 14,4X por cento, a 2,66 reais, enquanto o Ibovespa perdia 0,95 por cento. Na mínima, a ação chegou a cair 19,9 por cento, a 2,49 reais --na pior cotação desde a estreia da OGX na Bovespa em junho de 2008.

Segundo divulgado pela companhia na manhã desta segunda-feira, a média de produção por poço offshore foi de 3,8 mil barris de óleo equivalente por dia em fevereiro, ante 4,9 mil em janeiro.

"Vemos os números de produção offshore como muito negativos para OGX, e esperamos um desempenho muito negativo no pregão de hoje", escreveram analistas do Bradesco BBI em relatório a clientes.

Os analistas do BBI disseram estar "muito preocupados" com o nível de produção do terceiro poço da OGX e com as perspectivas para a companhia quando for conectado o quarto poço, questionando também se a OGX estaria mais uma vez divulgando projeções elevadas demais para sua produção.

No início de fevereiro, o mercado havia reagido mal aos dados de produção de petróleo da OGX em janeiro --que já haviam ficado abaixo das expectativas do mercado e da própria companhia.

"É mais uma decepção para o mercado", disse o gerente de renda variável da H.Commcor Corretora, Ariovaldo Santos, sobre os números de produção da empresa de fevereiro. "O papel se tornou muito especulativo, sujeito a movimentos de giro."

Para o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, "a queda de hoje parece um pouco exagerada baseada somente nos dados de produção".

Segundo Brugger, o movimento pode ser explicado também por um ajuste após o forte salto da semana passada.

Na quinta-feira passada, as ações da OGX fecharam em alta de 16,4 por cento, após o grupo EBX, do qual a petrolífera faz parte, ter anunciado uma parceria estratégica com o BTG Pactual.

(Por Danielle Assalve; Reportagem adicional de Asher Levine e Paula Laier)