segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TEM NOTÍCIA EM QUE O TÍTULO ESCONDE O VERDADEIRO CONTEÚDO

A matéria abaixo publicada pela Revista EXAME traz no título a novidade acerca do combalido conglomerado formado pelas empresas da franquia "X", a chegada de um novo grande assessor para Eike Batista. Mas esse título omite dois fatos mais relevantes: 1) o ex-presidente da OG(X), Paulo Mendonça, deixou o Grupo EBX, e 2) Eike Batista está tentando vender mais partes da MPX, sua subsidiária que acaba de ter uma licença ambiental no Chile.

De toda forma, quando se lê o conteúdo da matéria fica claro que as coisas continuam bastante turbulentas lá pelas bandas do Grupo EBX. E a pergunta incomoda fica ainda mais atual: e ai Eike, vai entregar?


Eike tem novo braço direito na EBX, diz colunista de Veja

O seu nome é Aziz Ben Ammar, administrador e cientista da computação tunisiano que foi trazido pelo bilionário para assessorá-lo em novos projetos


Diogo Max, de


Deco Rodrigues/Contigo


São Paulo – O empresário Eike Batista tem um novo braço direito na EBX. O seu nome é Aziz Ben Ammar, administrador e cientista da computação tunisiano que foi trazido pelo bilionário para assessorá-lo em novos projetos. A informação foi publicada pelo jornalista Lauro Jardim, na revista Veja desta semana. De acordo com o texto, Anmmar tenta captar dinheiro no Oriente Médio e no Leste Europeu para formar um fundo com objetivo de comprar fatias em empresas e até fazer uma oferta pelo SBT. Ainda segundo o jornalista, ele é um dos principais homens de Eike na tentativa de vender mais uma partipação da MPX para a E.ON.

Na semana passada, Eike viu seu antigo parceiro deixar seu conglomerado. Paulo Mendonça, que esteve à frente da petroleira OGX até o início de produção, saiu do grupo EBX. Antes ele havia sido retirado da presidência da OGX em junho, depois que a empresa reduziu sua meta de produção em até 75%.


As empresas de Eike já chegaram a perder 32 bilhões de reais em valor de mercado na bolsa brasileira. Segundo os cálculos da Economática, as companhias terminaram o ano passado com um valor total de 63,077 bilhões de reais. O número caiu para 31,8 bilhões de reais, de acordo com dados atualizados da Reuters.

Eike, o homem mais rico do Brasil, estagnou abaixo da vigésima posição no ranking global da Forbes, que mede a fortuna dos bilionários pelo mundo. No início do ano, Eike era o sétimo na lista – e chegou a causar polêmica ao afirmar que, em alguns anos, seria o maior bilionário do planeta, batendo o atual líder Carlos Slim.


FONTE:http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/eike-tem-novo-braco-direito-na-ebx-diz-colunista-de-veja