domingo, 2 de setembro de 2012

O SÍTIO DE BIRICA RESISTE, PRODUZ ALIMENTOS E ABRIGA A FAUNA SELVAGEM QUE FOGE DO COMPLEXO DO AÇU

Resistindo a todo tipo de pressão e ameaças, Valmir Batista e sua esposa Noêmia, continuam resolutos em não abandonar uma terra em que investiram suor e amor, apenas para saciar a gula de terras do Grupo EBX. Esta tarde passei algumas horas com os dois e pude ver como realizam uma paciente e generosa com a sua propriedade.  Quem chega ali não fica a pé ou com fome e, de quebra, ainda pode pescar num dos tanques existentes na propriedade em que peixes graúdos podem ser pescados enquanto se conversa de forma calma e paciente.



Quem olha em volta do Sítio do Birica só vê agora placas da LLX e da CODIN que têm em comum a presença de ruínas das moradias dos moradores que se cansaram de lutar e entregaram suas terras a preço de banana.



Se isto que está ocorrendo no V Distrito de São João da Barra não é ilegal, certamente é imoral e atenta contra o nosso futuro comum. Já que os que partem produziam alimentos e os que estão se apossando das terras quando muito querem usá-las para movimentar "commodities", não fica difícil perceber que cedo ou tarde teremos uma grande crise de alimentos. Dai quero ver se o (des) secretário Júlio Bueno ou o (des) governador Sérgio Cabral vão querer comer minério de ferro. Qual nada, vão importar comida da França, país que o segundo adora. Já nós, pobres mortais, vamos ficar a ver navios.

Ainda bem que ainda tem gente que não se intimida e nem entrega suas terras a um preço mais barato do que aquilo que valem hoje as ações das muitas empresas da franquia "X". Longa vida ao Sítio do Birica e os sonhos que Valmir e Noêmia transformam todos os dias em realidade.